Amigo leitor, enfim, chegaram as festas de fim de ano e com ela o desejo de mudanças para o ano que se inicia. Mas, por que esperar janeiro para pôr em prática as dicas e orientações recebidas ao longo deste semestre? Chegou a hora de traçar os seus planos para 2014, definir metas e objetivos, e dezembro é o momento ideal para o planejamento pessoal anual.
É preciso aproveitar este mês no qual qualquer dia da semana a cobrança da bandeira dois é autorizada e permitida por Lei com o propósito de gerar o décimo terceiro da categoria e dessa forma FATURAR um extra. Mas a aplicação desse recurso dependerá da realidade de cada família, uma vez que cada taxista tem suas particularidades. Por exemplo, para quem tem dívidas, o fundamental é honrar e equilibrar as contas, e iniciar janeiro sem novos compromissos no cartão de crédito ou crediário para não comprometer o orçamento familiar. Já aqueles que conseguiram poupar durante o ano inteiro e não estouraram seus orçamentos podem utilizar uma parte deste rendimento extra para realizar algum sonho de consumo.
Uma vida melhor que todos nós almejamos é fruto de boas escolhas. Sabemos que no natal há muito apelo por parte do comércio e as tentações de consumo estão por todos os lados, Mas, atenção: seja disciplinado e não compre por impulso. Veja e reveja a lista das lembrancinhas. Lembre-se que em 2014 haverá na cidade de Salvador jogos da copa do mundo e uma segunda festividade carnavalesca no mesmo período, então aproveitem a partir de agora para poupar o máximo possível e investir num diferencial visando este evento. Como por exemplo, confeccionar um Kit Copa (cartões de visita em inglês e espanhol; comprar revistas com assuntos diversos e mapas da cidade, nestes mesmos idiomas e deixar a disposição no táxi para leitura do passageiro. Tudo planejado com antecedência e pesquisando os melhores preços, pois se não houver distribuição gratuita destes materiais por parte do governo o taxista estará preparado para cativar o cliente e faturar muito. Observo que em muitos táxis estão disponíveis as maquinetas de cartão de crédito, então é fundamental aprender o vocabulário das formas de pagamento em inglês. Um item que é bastante importante e muitas vezes passa despercebido é o cuidado com o vestuário de trabalho. Alguns profissionais estão trabalhando com camisa social e gravata, e sem dúvida esta nova apresentação tem conquistado novos clientes, sabemos que essas roupas tem um custo, por isso que o fundamental é começar a poupar e investir nestes itens para pagar à vista e ter descontos. Lembrem-se, tudo começa com um bom planejamento do orçamento, uma disciplina para poupar e investir de modo consciente na profissão e finalmente poder “colher os frutos” do trabalho.
Edval Landulfo, Economista, Coach e Educador Financeiro