Amigo leitor, gostaria de abordar um assunto muito relevante e que acredito passar despercebido pela grande maioria. Sei dos os perigos que a categoria está exposta como assaltos e acidentes no trânsito, principalmente na Região Metropolitana de Salvador, além dos problemas de saúde que têm aumentando devido ao estresse do cotidiano, alimentação inadequada e dos engarrafamentos nas vias. No mês passado, aconteceu uma fatalidade com um taxista que chamou a minha atenção: Um colega taxista estava realizando uma “corrida” quando passou mal e faleceu ao caminho do hospital. Fiquei pensando, a princípio, na dor da família com a perda de um jovem senhor, ainda mais dessa maneira, um enfarto, em seguida, pensei na questão financeira dos seus entes queridos. Como ficariam os dependentes desse profissional? Continuariam pagando suas contas em dia para sua sobrevivência? Sinceramente não sei.
E vocês profissionais autônomos, estão protegendo o seu futuro e o de sua família? Apesar da Previdência Social do nosso país ter uma das maiores coberturas do mundo, sabemos que os seus benefícios não permitem à maioria dos cidadãos uma sobrevivência digna, em todo caso, aconselho a sua contribuição, pois se com ela já é difícil, imaginem sem. Então, o que pode ser feito para garantir a sua segurança e de sua família? Embora ainda não faça parte da cultura da maior parte dos brasileiros, algumas pessoas já estão adquirindo Seguros de vida e Proteção Familiar justamente para essas ocasiões inesperadas como afastamento por doenças e acidentes, sendo temporários ou permanentes, e também morte por qualquer causa, seja acidental ou natural, além do serviço de assistência funeral. Sei que não é um assunto prazeroso para conversarmos, mas ressalto que é de extrema importância para garantir o mínimo necessário para uma vida digna, caso aconteça o pior. Fazemos o seguro do automóvel que, diga-se de passagem, é muito mais oneroso que um excelente seguro de vida que encontramos no mercado por valores que cabem no bolso e garantem coberturas para o segurado e sua família no momento que mais precisam. Será que o carro merece toda essa atenção, e você e os seus dependentes não? Pensem sobre o assunto.
Outra modalidade essencial, principalmente para o autônomo é a Previdência Complementar ou Privada, que é a melhor opção para o complemento do valor recebido com o benefício da Previdência Social garantindo o mesmo padrão de vida após a sua aposentadoria. Enfim, garantirá sua estabilidade financeira no momento mais precioso da sua vida. Ideal também para realizar diversos projetos de longo prazo, como a aquisição de um negócio próprio, pagamento dos estudos dos seus filhos e a conquista de um grande sonho. É muito simples para investir e não precisa de acompanhamento diário ou mensal, costumo dizer que é uma poupança de longo prazo que ajudará a garantir um futuro tranquilo e prazeroso. Para quem tem dificuldades em realizar investimentos, seja por falta de conhecimento, disciplina ou hábito, a Previdência Privada vai ajudar a “criar” essa nova rotina com o compromisso de pagá-la mensalmente, lembrando que as contribuições podem ser mensais, esporádicas ou apenas na contratação, contudo o indicado é pela primeira escolha. Antes que respondam que não têm dinheiro, exercitem umas das lições mais importante do poupador: “SE PAGAR PRIMEIRO ANTES DE QUALQUER COISA”. Nos próximos encontros falaremos mais sobre Seguros e Previdência Complementar.
Edval Landulfo, Economista, Coach e Educador Financeiro.