É chegada a hora de conhecer um pouco mais sobre a famosa “sopa de letrinhas” do Tesouro Direto, inclusive o governo mudará ainda em 2015, os nomes dos títulos com o objetivo de popularizar esses papéis. A recomendação para os investidores é que definam antes de começar a comprar: quais são os seus projetos de vida para preparar uma estratégia mais adequada ao seu perfil.
No site do Tesouro Direto são disponibilizados em forma de tabela, os papéis que podem ser comprados, e todo investidor deverá conhecer quatro informações relevantes para tomada de decisão:
- O nome do título atualmente negociado;
- A data de vencimento, ou seja, a data em que o título será resgatado;
- A taxa de juros que o comprador receberá, caso permaneça com o título até seu vencimento.
- O preço para comprar o título. Você poderá comprar um, vários ou partes dos títulos. Lembrando que a quantidade mínima de compra é 0,1 do título (10%), podendo adquirir partes como: 30%, 50%, 80 % do título, adequando as suas necessidades.
A seguir os tipos de títulos ofertados pelo Tesouro Direto com algumas características que os diferenciam. Será muito importante antes de investir estudar um pouco mais cada opção para escolher conscientemente permitindo que você diversifique seus investimentos e aumente a sua rentabilidade:
Prefixados:
LTN: Letras do Tesouro Nacional
- O investidor sabe exatamente o retorno do título se guardá-lo até a data de vencimento;
- O Rendimento do período será recebido juntamente com o valor principal no vencimento estabelecido.
- É muito interessante comprar títulos LTN quando as taxas de juros estiverem caindo, redução na taxa SELIC;
NTN-F: Notas do Tesouro Nacional – Série F
- Indicado para o investidor que deseja obter um fluxo de rendimentos a cada seis meses (cupons de juros) a uma taxa de juros pré-definida antes do vencimento do título;
- Na data de vencimento do título, o valor bruto a ser recebido por unidade de título é de R$ 1.000,00;
- Possibilidade de aumento de liquidez e reinvestimentos em outros títulos.
Pós-fixados ligada a inflação:
NTN-B Principal: Notas do Tesouro Nacional – Principal
- Indicado para o investidor que deseja fazer poupança de médio/longo prazos, inclusive para aposentadoria e/ou compra de bens;
- Na data de vencimento do título, receberá o valor investido, os juros do período e a correção pela inflação de uma única vez;
- Beneficio do poder dos juros compostos. Os ganhos continuam sendo reinvestidos, rendendo juros sobre juros.
NTN-B: Notas do Tesouro Nacional – Série B
- É um título semelhante à NTN-B Principal, indicado para o investidor que deseja obter um fluxo de rendimentos periódicos (cupons semestrais);
- Rentabilidade Real garantida, além dos juros prefixados, ainda será corrigido pela inflação;
- Boa opção para quem deseja planejar a própria aposentadoria ou para acumular recursos por um longo prazo, protegendo dos efeitos inflacionários.
Pós-fixados ligada a taxa Selic:
LFT: Letras Financeiras do Tesouro
- Indicado para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada à taxa de juros da economia (Selic);
- Indicado para o investidor mais conservador;
- O Rendimento do período será recebido juntamente com o valor principal no vencimento estabelecido.
Uma excelente dica é manter uma reserva de dinheiro para emergências, como por exemplo, na caderneta de poupança. Assim, não mexerá nos seus investimentos no primeiro problema financeiro que enfrentar. Ressaltando que o ideal é permanecer com os títulos até o vencimento para não perder dinheiro. A única preocupação que o investidor deve ter é com a venda antecipada, uma vez que, poderá não conseguir vender pela taxa contratada.
O importante é continuar aprendendo para investir com sabedoria tomando suas próprias decisões para viver o hoje e, sobretudo, o amanhã. Até o próximo artigo.
Edval Landulfo, Economista, Coach e Educador Financeiro
Artigo publicado no jornal Ei, Táxi março 2015