Uma vida nova começa com mudanças de hábitos

Caros leitores, um novo ano inicia-se e precisamos desfrutá-lo em sua plenitude. Falamos muito sobre educação financeira e em seus benefícios, mas nada adiantará se não tivermos a disciplina e a organização para mudarmos e vivermos com qualidade de vida. É fato, nossa vida somente terá um sentido se estabelecermos metas reais, realizarmos nossos mais íntimos sonhos, e não viver a vida dos outros, ou melhor, esquecermos a vida dos vizinhos. Não é porque nosso vizinho da esquerda comprou um carro novo ou o da direita adquiriu um sítio que também devo fazer o mesmo. A aquisição desses bens poderá até trazer uma felicidade momentânea, e em muitos casos, tornar-se-á o principal motivo dos endividamentos. Pense, para que um carro novo se não viajamos com frequência ou um sitio que visitaremos pouco e trará muitas despesas para sua manutenção.

Sempre procurei viver de acordo com minhas posses e sonhos. Por exemplo, todo ano realizo pelo menos duas viagens, de quinze dias cada, que revigoram a alma. Uma para um destino conhecido e a outra para um que ainda não conheço. Com certeza essas viagens para mim é bem melhor que adquirir um sitio ou uma casa de veraneio que usarei pouquíssimo. Consigo realizá-las porque penso nelas quando recebo minha renda, imagino já no destino desfrutando das maravilhas locais, então fica fácil retirar uma quantia antes da realização de qualquer pagamento mensal. Tudo isso, é possível alcançar, somente, com um bom planejamento, pois realmente é uma felicidade pessoal realizá-las. Você também pode, basta mudar os seus hábitos, ou melhor, mudar suas rotinas. Certamente não será fácil, porém a peça principal é BUSCAR seu desejo mais intimo que trará uma felicidade genuína e assim, realizar uma nova rotina para conquistar o seu sonho e ao final aproveitar a sua recompensa. Tudo está na nossa mente, basta acreditar e criar um plano financeiro para alcançar. Como disse uma vez o sábio Mahatma Gandhi:

“As nossas crenças se transformam em pensamentos.

Nossos pensamentos se transformam em palavras.

Nossas palavras se tornam ações.

Nossas ações se tornam hábitos.

Nossos hábitos se tornam valores.

E os nossos valores revelam o nosso destino.”

Independente da quantidade de dinheiro ou bens adquiridos, as pessoas hoje vivem frustradas ou depressivas porque “sonham” os sonhos alheios e quando alcançam sentem um vazio imenso. Estamos na era do consumismo ou consumo desmedido, compramos mais, mais e mais, e, no final, ainda fica uma sensação estranha de que não estamos satisfeitos, realizados ou felizes.

O SEGREDO para formarmos uma reserva financeira e criar o hábito ou uma nova rotina em guardar uma parte do dinheiro que recebemos é IMAGINAR vivendo o momento sonhado. Sem dúvidas, esse exercício mental fará toda a diferença e o manterá fiel no cumprimento dos seus objetivos. Lembre-se de que dinheiro pode até não trazer felicidade, mas, com certeza felicidade trará dinheiro. Até o próximo encontro e bons sonhos !!!

 

Edval Landulfo, Economista, Coach e Educador Financeiro

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *